
Projeto de geminação entre a EPCV e escolas do município de Santa Catarina
Na sequência do compromisso assumido pela embaixadora de Portugal em Cabo Verde, dra. Helena Paiva, começaram a ser dados os primeiros passos do projeto de geminação da Escola Portuguesa com escolas do município de Santa Catarina.
Assim, no dia 9 de março, uma delegação de responsáveis pela educação naquele município foi recebida na EPCV, onde teve oportunidade de visitar as salas do pré-escolar e as do 1º ciclo, assistindo depois à projeção de dois vídeos sobre a construção da EPCV e o seu primeiro ano de funcionamento.
Seguidamente, as coordenadoras da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico da EPCV fizeram uma breve apresentação das orientações curriculares e das áreas curriculares disciplinares das crianças que frequentam a Escola Portuguesa, disponibilizando-se para uma colaboração futura com as escolas de Santa Catarina.
A delegação visitante deslocou-se depois à biblioteca da EPCV para receber os livros oferecidos pela Cooperação Portuguesa e alguns manuais escolares oferecidos pela EPCV. A coordenadora da biblioteca reforçou a importância do papel das bibliotecas escolares no processo de ensino/aprendizagem e referiu a articulação que deve existir entre as propostas de atividades da biblioteca escolar e o trabalhado desenvolvido em sala de aula.
Os elementos da delegação fizeram ainda uma visita às salas da direção, onde puderam conhecer o projeto de construção das fases seguintes da EPCV, após o que se seguiu um almoço, com a presença da embaixadora de Portugal.
Para abril ficou já agendada uma deslocação da direção da EPCV e da coordenadora da biblioteca escolar ao município de Santa Catarina para um encontro em que serão dados mais alguns passos neste projeto de geminação, com a Escola Portuguesa de Cabo Verde a colocar ao dispor dos irmãos cabo-verdianos os seus recursos humanos para dar formação e cooperar na divulgação da língua portuguesa.