
Porque a “Nossa pátria é a língua portuguesa”… A EPCV NAS VIII JORNADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
A EPCV marcou presença nas VIII Jornadas de Língua Portuguesa – Investigação e Ensino, na Uni-CV, com uma comunicação conjunta das professoras Carmen Pragana, Carla Vaz e Liliana Machado, que ocorreu no campus desta universidade, no dia 8 de novembro.
Estas jornadas, que decorreram entre os dias 8 e 11 de novembro, foram promovidas pela Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa, em parceria com o Centro de Língua Portuguesa e o Ministério da Educação de Cabo Verde, uma iniciativa vocacionada para professores em exercício e futuros professores.
Subordinadas ao tema Planificação: outras práticas e caminhos para a educação linguística e literária em Cabo Verde, as jornadas pretenderam sobretudo criar um espaço de reflexão e diálogo sobre as novas orientações programáticas para a disciplina de Português. Neste sentido, foi endereçado um convite ao Departamento de Línguas da EPCV, para que realizasse esta comunicação sobre as práticas desenvolvidas no âmbito da planificação das unidades didáticas, da sua operacionalização e da avaliação das aprendizagens.
A “minha pátria é a língua portuguesa” foi o mote da comunicação, pois foi “a pátria chamada língua portuguesa” que esteve na génese das jornadas, sendo esta língua o elo que "une países tão distantes geográfica e culturalmente, como Cabo Verde, Portugal, Angola, Guiné e tantos outros países da CPLP.”
As palestrantes, em representação dos seus pares, começaram por enquadrar o ato de planificar, explicando sumariamente os documentos norteadores da planificação, designadamente As Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A esta breve exposição, seguiu-se a apresentação das práticas da EPCV, em termos da didática do Português, bem como dos recursos utilizados e das atividades/projetos desenvolvidos, no sentido de promover a aprendizagem da língua, literatura e cultura portuguesas no contexto cabo-verdiano. Para finalizar e evidenciar esta articulação com o meio local, falou-se ainda da lecionação da disciplina de História, Geografia e Cultura de Cabo Verde.
AUTORAS: Carmen Pragana, Liliana Machado e Carla Vaz

