
Poesia Visual na EPCV destaca “A Guerra”
Entre os dias 6 e 17 de fevereiro, na EPCV, esteve patente uma instalação artística baseada no tema “Poesia Visual– A Guerra”.
Os trabalhos expostos foram realizados no ano letivo 2021/22, pelos alunos das turmas de sexto ano A, B e C (atualmente no sétimo ano), no âmbito das disciplinas de Português, de Educação Visual e de Educação Musical, tendo sido orientados, respetivamente, pelas professoras Liliana Machado, Rita Alves e Luísa Borges.
Inspirados por grandes artistas como Ana Haterly, António Aragão e E.M. de Melo e Castro, foi criado um ambiente imersivo, estimulando o conhecimento sobre a ligação entre a poesia e a arte. Tentou criar-se um diálogo entre os artistas estudados, despertando a reflexão sobre a relação entre a arte e a guerra, acreditando que a expressão artística poderá ajudar a compreender e enfrentar as divergências humanas.
Por meio de recurso aos trabalhos produzidos pelos alunos, projeção visual, imagem e som - realçado pela obra do compositor Karlheinz Stockhausen - foram exploradas as consequências devastadoras da guerra.
Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, as turmas foram convidadas a vivenciar esta experiência artística, supondo-se que a mesma enriquecerá as discussões futuras em sala de aula e ajudará a desenvolver a consciência cívica dos alunos. Os visitantes ficaram impactados pela visita e puderam compreender melhor a importância de preservar a paz e evitar conflitos.
Em suma, através da poesia e da arte, representada em várias vertentes, a instalação fomentou a reflexão individual e coletiva, mostrando que a educação e a consciencialização são ferramentas poderosas para promover a paz e evitar a guerra.
Autoras: Liliana Machado, Luísa Borges e Rita Alves