
Polo do Mindelo: Um novo capítulo na história da EPCV-CELP
No dia 10 de outubro de 2023, numa tarde repleta de emoção e promessas, o Polo do Mindelo da Escola Portuguesa de Cabo Verde – Centro de Ensino e da Língua portuguesa foi inaugurado no coração da Ilha de São Vicente.
Às 15h30, o Ministro da Educação de Portugal, João Costa, acompanhado pelo seu homólogo cabo-verdiano, Amadeu Cruz, pelo Embaixador de Portugal em Cabo Verde e pelo Presidente da Câmara Municipal do Mindelo, entre outras figuras notáveis, foi calorosamente recebido pela Diretora da EPCV-CELP, Eng.ª Suzana Simões Maximiano, e demais membros da Direção. Presentes estiveram ainda dezenas de crianças, juntamente com Encarregados de Educação, que assistiram ao hastear das bandeiras de Portugal, Cabo Verde e da EPCV-CELP pela primeira vez no Polo do Mindelo. Foram erguidas ao som dos respetivos hinos, entoados por um grupo encantador de pequenos cantores.
No discurso que dirigiu a toda a Comunidade Educativa, o Sr. Ministro da Educação de Portugal expressou sua gratidão pela força e determinação da Eng.ª Suzana Simões Maximiano, cujo empenho transformou o sonho português da EPCV-CELP em realidade. Elogiou o compromisso do Subdiretor da EPCV-CELP Dr. Francisco Grácio Gonçalves, e a paixão de todos os docentes que, tendo acabado de chegar de Portugal, tornam-se, também eles, verdadeiros embaixadores do país no estrangeiro. O Sr. Ministro agradeceu também ao Presidente da Câmara do Mindelo pelo seu apoio vital e cedência do terreno onde florescerá o novo edifício do Polo do Mindelo da EPCV-CELP. Expressou ainda a sua gratidão às famílias que escolheram a EPCV-CELP tendo homenageado a família Vasconcelos, especialmente o Dr. Luís e a Dona Rosália, que dedicaram as suas vidas a esta instituição. Para concluir o seu discurso, o Sr. Ministro enfatizou que os verdadeiros heróis deste projeto são os "meninos e as meninas", sem os quais, nem esta, nem qualquer outra escola faria sentido.
O Ministro da Educação de Portugal aproveitou a oportunidade para anunciar com orgulho a toda a Comunidade Educativa que a EPCV-CELP visa ainda tornar-se um ponto de referência na formação de professores.
Por fim, foi assinado o contrato de cedência do edifício e do estabelecimento de ensino da Escola Portuguesa do Mindelo e transmissão dos seus ativos para o Estado Português. O Polo do Mindelo é o primeiro a ser criado numa Escola Portuguesa no Estrangeiro. Trata-se, pois, de um momento histórico.
Antes de se despedir do Mindelo, o Sr. Ministro fez uma visita guiada pela EPCV-CELP Polo do Mindelo e, com grande entusiasmo, descerrou a placa de inauguração, proclamando: "Temos escola!"
Este momento histórico é mais do que a abertura de um Polo da EPCV-CELP; é a continuidade de uma jornada que começou na Cidade da Praia, uma parceria estabelecida entre dois povos irmãos, educando jovens, celebrando a cultura e promovendo o entendimento entre nações. A EPCV-CELP Polo Mindelo é agora, não apenas uma escola, mas um farol brilhante de esperança, conhecimento e cooperação entre Portugal e Cabo Verde. Que este novo capítulo de Educação seja escrito com sucesso, dedicação e amor. Que saiba conduzir cada aluno a um futuro brilhante e promissor. Juntos, estamos a construir não apenas salas de aula, mas também sonhos e oportunidades para as gerações vindouras.
Parabéns, EPCV-CELP Polo do Mindelo, por este feito extraordinário!
AUTORIA: Rosângela Costa
GALERIA DE FOTOS:
Hastear da bandeira de Portugal
Hastear da bandeira de Cabo Verde
Hastear da bandeira da EPCV - CELP
Discurso do Sr. Ministro da Educação de Portugal
Assinatura do contrato
Cerimónia completa de inauguração do polo do Mindelo da EPCV-CELP
Reportagem da imprensa