O seu navegador está desatualizado!

Atualize seu navegador para ver esta página corretamente. Atualizar o meu navegador agora

×

500 Anos de Camões: Alunos da EPCV-CELP – Polo do Mindelo nas Olimpíadas da Língua Portuguesa

500 Anos de Camões: Alunos da EPCV-CELP – Polo do Mindelo nas Olimpíadas da Língua Portuguesa

Na Escola Portuguesa de Cabo Verde - Polo do Mindelo, vivemos momentos de entusiasmo e determinação durante a 1.ª fase das "Olimpíadas da Língua Portuguesa". Este evento, que marca a XI Edição, revelou-se uma oportunidade única para os alunos demonstrarem as suas habilidades na língua portuguesa. Sob o olhar atento dos professores e colegas, 20 alunos do 7.º e 8.º anos aceitaram o desafio, inscrevendo-se para testar as suas capacidades no bom uso do idioma.

Este ano, especial por celebrarmos os 500 anos do nascimento de Camões, a participação dos alunos ganha uma relevância ainda maior. Apesar das limitações de espaço enfrentadas pela EPCV - Mindelo, a escola encontrou soluções criativas para proporcionar aos alunos a experiência única de uma competição que visa promover o domínio da norma-padrão do Português de Portugal.

O ambiente da prova, assemelhando-se ao dos Exames Nacionais, não apenas representou um desafio intelectual, mas também ofereceu uma oportunidade valiosa para os alunos se familiarizarem com a atmosfera dos exames futuros.

Durante a prova, com a duração regulamentar de 60 + 10 minutos de tempo suplementar, dois alunos usufruíram de tempo adicional, ultrapassando os 70 minutos previstos, devido às suas necessidades específicas de adaptação nas condições de realização do teste. Esta iniciativa destaca-se por ser a primeira vez que as Olimpíadas da Língua Portuguesa preveem a inclusão de todos os alunos, independentemente das suas necessidades, promovendo assim a diversidade e igualdade de oportunidades.

Enquanto alimentam o sonho de representar a EPCV na terceira fase em Portugal, os alunos compreendem que o mais importante é terem superado receios e aceitado o desafio. Ao saírem da prova, foram calorosamente recebidos pelos colegas não participantes, ansiosos por saber como lhes tinha corrido a experiência. Esse gesto fraterno dos colegas foi uma espécie de prémio adicional, revelando um belo exemplo de companheirismo.

Expressamos a nossa sincera gratidão a todos os envolvidos na organização, desde a subdiretora, Alexandra Figueiredo, docentes e até aos dedicados funcionários. Este sucesso é verdadeiramente resultado do trabalho conjunto e dedicado de uma equipa notável. A todos, o nosso profundo agradecimento.

Que esta iniciativa inspire outros alunos a enfrentarem desafios linguísticos e literários, promovendo não apenas a educação linguística, mas também o espírito de superação, coragem e camaradagem.

Parabéns aos participantes da EPCV - CELP – Polo do Mindelo!

AUTORA: Rosângela Costa

Atendimento Online