O seu navegador está desatualizado!

Atualize seu navegador para ver esta página corretamente. Atualizar o meu navegador agora

×

Alunos da EPCV participam no Parlamento dos Jovens

Alunos da EPCV participam no Parlamento dos Jovens

Os alunos dos ensinos do básico e do secundário da Escola Portuguesa de Cabo Verde participaram, mais uma vez no programa do Parlamento dos Jovens, promovido pela Assembleia da República Portuguesa.

O projeto Parlamento dos Jovens, nesta edição de 2023/24, desafiou os jovens a refletirem sobre o tema Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa.

A temática em análise foi orientada para o tema da educação em democracia e das condições de acesso ao ensino superior pelos alunos da CPLP.

Em resultado deste trabalho, os alunos debateram e produziram medidas que, de forma efetiva, permitissem superar problemas que afetam a educação em democracia, que deve ser pluralista, nas suas instituições e processos de acesso às mesmas, tendo reflexos na vivência individual e coletiva dos cidadãos.

Após a realização do trabalho de investigação, de análise e consciencialização das suas consequências, os alunos de cada lista procederam à formulação das medidas que consideraram mais adequadas para solucionar os problemas propostos.

Seguiram-se três dias de campanha eleitoral, durante a qual as listas concorrentes apresentaram aos restantes alunos da Escola as suas propostas para melhorar a Educação num contexto de democracia e liberdade.

Nos dias 25 e 26 de janeiro, sucedeu-se o ato eleitoral, do no qual os alunos do ensino secundário e 2.º e 3.º ciclos da EPCV votaram, escrutinando as medidas que consideraram de maior eficácia.

A afluência dos alunos ao ato eleitoral foi expressiva pois, do universo dos eleitores inscritos, verificaram-se 87% de votantes no ensino básico e 96% no ensino secundário.

Foram eleitos 15 deputados à Sessão Escolar do ensino básico (2.º e 3.º ciclos) e 21 deputados para a sessão do secundário.

Sublinhe-se o contributo de todos os deputados nas Sessões Escolares, destacando o excelente desempenho dos Presidentes da Mesa: Mariana Ramos, do ensino secundário e Lucas Reis, do ensino básico, bem como, o dos respetivos secretários, patente no elevado espírito de cidadania, no respeito pelos seus pares na apresentação e defesa das respetivas medidas e na aprovação dos Projetos de Recomendação da Escola.

Nas Sessões Escolares foram eleitos os deputados:

• pelo ensino básico, os alunos Bárbara Delegado, Lucas Reis e, como suplente a aluna Luana Lopes

• pelo ensino secundário, os alunos Camila Lopes e Rui Cabral, tendo sido a aluna Leonor Ranito, eleita como suplente.

É com grande expetativa que se aguarda notícia da possível seleção dos Projetos de Recomendação da Escola Portuguesa de Cabo Verde que permitirá aos alunos deputados eleitos representar a Escola, pelo “Círculo Fora da Europa” do Parlamento dos Jovens 2023, na Sessão Nacional, que irá decorrer na Assembleia da República Portuguesa, no mês de maio.

AUTOR: Equipa Coordenadora do Projeto Parlamento dos Jovens - EPCV

Atendimento Online