O seu navegador está desatualizado!

Atualize seu navegador para ver esta página corretamente. Atualizar o meu navegador agora

×

Erathostenes Experiment

Erathostenes Experiment

A Escola Portuguesa de Cabo Verde juntou-se ao projeto internacional Erathostenes Experiment, que tem como objetivo reproduzir a experiência de Eratóstenes para calcular a circunferência da Terra utilizando apenas instrumentos simples de medição.

Durante o 2.º período, num projeto interdisciplinar (matemática, geografia, história e física e química) os alunos do 7.º ano estudaram a vida de Erathostenes, a época em que viveu e como conseguiu medir a circunferência da Terra há cerca de 2100 anos.

Assim, no dia 21 de março (Equinócio da Primavera), os alunos do 7.º ano, tiveram a oportunidade de reproduzir a experiência realizada por Eratóstenes.

Havendo necessidade de considerar duas cidades distintas que se encontram na mesma longitude, o que não foi possível, foi considerada a distância que a Escola de Cabo Verde se encontra da linha do Equador.

Neste dia, o sol também se juntou à iniciativa, possibilitando aos alunos medir a sombra de uma vareta colocada verticalmente no chão. A partir do comprimento da sombra da vareta e da distância entre a escola e a linha do Equador, foi possível aos alunos calcularem a circunferência da Terra, recorrendo apenas a uma vareta, um esquadro, uma fita métrica e alguma tecnologia para determinar a distância entre a nossa escola e a linha do Equador.

A medida da circunferência da Terra determinada pelos nossos alunos foi de 38 923 km, próximo do valor considerado hoje de 40 075 km.

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de partilhar, através de uma videochamada, a sua experiência com o Instituto Montserrat Roig, em Espanha.

AUTORES: Brigitte Lopez / Daniel MachadoMaria André Delgado

Atendimento Online