
Alunos da EPCV vão representar o Círculo fora da Europa no Parlamento dos Jovens, em Portugal
Os alunos do Ensino Básico da Escola Portuguesa de Cabo Verde que participaram no programa do Parlamento dos Jovens, promovido pela Assembleia da República Portuguesa, foram selecionados para representar o “Círculo Fora da Europa” no plenário que decorrerá nos dias 06 e 07 de maio, na Assembleia da República, em Lisboa.
O projeto Parlamento dos Jovens, nesta edição de 2023/24, desafiou os jovens a refletirem sobre o tema Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa
Em resultado deste trabalho, os alunos debateram e produziram medidas que, de forma efetiva, permitam o caminho para uma escola plural e inclusiva, resultado de 50 anos de democracia, tendo reflexos na vivência individual e coletiva dos cidadãos.
Após a realização do trabalho de investigação, de análise e consciencialização das necessidades atuais na área da educação, os alunos de cada lista procederam à formulação das medidas que consideraram mais adequadas para uma escola plural e inclusa numa sociedade democrática.
Seguiram-se três dias de campanha eleitoral, durante a qual as listas concorrentes apresentaram aos restantes alunos da Escola as suas propostas.
No dia 30/01/24, sucedeu-se o ato eleitoral, no qual os alunos da EPCV votaram, escrutinando as medidas que consideraram de maior eficácia no desenvolvimento de uma escola plural e inclusiva.
Nas Sessões Escolares foram eleitos, para representar o Círculo fora da Europa, na Escola Portuguesa de Cabo Verde, os deputados Bárbara Delgado, do 8.º ano, turma A e o Lucas Reis, do 9.º ano turma C. A aluna Luana Lopes, do 9.º ano, turma B, foi eleita como suplente.
Foi com grande orgulho que se se recebeu a notícia da seleção do Projeto de Recomendação da Escola Portuguesa de Cabo Verde, elaborado pelos alunos do Ensino Básico que irão representar a Escola, pelo “Círculo Fora da Europa” do Parlamento dos Jovens 2024, na Sessão Nacional, que irá decorrer na Assembleia da República Portuguesa na próxima semana.
Deseja-se um bom trabalho aos elementos da equipa e que, com a mesma pertinência, possam fazer ouvir as suas propostas, de forma bem-sucedida, junto dos órgãos do poder político.
AUTORA: Inês Gonçalves
