O seu navegador está desatualizado!

Atualize seu navegador para ver esta página corretamente. Atualizar o meu navegador agora

×

Escritores de Literatura Infantojuvenil inspiraram alunos na Escola Portuguesa de Cabo Verde - Polo do Mindelo

Escritores de Literatura Infantojuvenil inspiraram alunos na Escola Portuguesa de Cabo Verde - Polo do Mindelo

No âmbito das celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, a Escola Portuguesa de Cabo Verde - Polo do Mindelo, promoveu, ao longo da semana, palestras com escritores de Literatura Infantojuvenil.

Na terça-feira, dia 7 de maio, foi a vez do de Odair Varela partilhar as suas experiências com os alunos do Pré-escolar e do 1.º ano. Os alunos mais novos foram recebidos com entusiasmo no auditório da escola, para ouvir o escritor e jornalista falar sobre seu livro "Tufas, princesa crioula: Aprendendo as palavras mágicas". Já familiarizados com a obra, os pequenos espetadores ficaram encantados ao conhecer o autor por trás das páginas que tanto os cativaram. Muitas perguntas surgiram, demonstrando a curiosidade e o interesse das crianças. Desde questões inocentes sobre a origem do autor e o motivo do seu cabelo branco, até indagações mais profundas sobre a escolha de escrever em português, cada interação refletiu o vínculo especial entre os alunos e a língua que estão a aprender.

Na quarta-feira, dia 8 de maio, foi a vez de António Mota partilhar as suas experiências com os alunos do 1.º e 2.º Ciclos. O auditório estava repleto de crianças ansiosas para conhecer o escritor de algumas obras que já fazem parte do seu reportório literário. Entre elas, destaca-se "Pedro Alecrim", estudada pelos alunos do 6.º ano, e "Se tu visses o que eu vi", poema que cativou os alunos de várias turmas, levando-os a acrescentar várias outras quadras, por eles criadas, para homenagear o autor.

O escritor ficou encantado com a criatividade dos alunos, respondeu a várias perguntas e aproveitou para enfatizar a importância da leitura, incentivando os alunos a explorarem o vasto mundo dos livros. A sua presença e as suas palavras deixaram claro o valor da língua portuguesa e o impacto positivo que a literatura pode ter na vida dos jovens.

Estas palestras não apenas proporcionam momentos de inspiração e aprendizagem, mas também ressaltam o compromisso dos professores em transmitir aos alunos o valor e o prazer de dominar o português.

Na Escola Portuguesa de Cabo Verde - Polo do Mindelo, o Dia Mundial da Língua Portuguesa é uma oportunidade não apenas para comemorar, mas também para cultivar uma relação mais profunda e significativa com a Língua que nos une.

AUTORES: Elisabete Neves / Lisa Monteiro / Rosângela Costa

Atendimento Online