
ABERTURA OFICIAL DA PISCINA DA EPCV-CELP E TORNEIO EMBAIXADOR PAULO LOURENÇO
No passado dia 14 de junho, a EPCV-CELP viu concretizada mais uma das suas valências: a piscina semiolímpica, projeto de grande envergadura e de igual relevância, não só para a missão que a escola se propõe, mas também para a cidade e para o país onde está inserida, dado que é a primeira na ilha de Santiago e a segunda em Cabo Verde.
A abertura oficial da piscina constituiu igualmente uma oportunidade para a Escola prestar uma homenagem sentida e merecida ao Embaixador Paulo Lourenço, Patrono da Escola, que nos deixou, de forma tão precoce e inesperada.
Esta homenagem ficou assinalada com o Torneio Embaixador Paulo Lourenço, que teve o seu início nesta data e se realizará anualmente, no mesmo período.
A Diretora da EPCV-CELP, Suzana Maximiano, e o Encarregado de Negócios da Embaixada de Portugal em Cabo Verde, Nuno Félix, presidiram às cerimónias de abertura da piscina. No seu discurso, Suzana Maximiano salientou o facto de os alunos finalistas do 12.º ano, que tanto sonharam com a abertura desta piscina, já não poderem usufruir dela enquanto alunos da escola, pois, como diz o hino da EPCV, chegou o tempo de “voarem” para outras latitudes. Por seu lado, Nuno Félix elogiou a EPCV-CLP pelo dinamismo e pelas obras concretizadas, o que denota a preocupação com o desenvolvimento pleno dos seus alunos e mostra como a escola está a cumprir da melhor forma o propósito que a norteia.
Depois da abertura oficial e de observado um minuto de silêncio em memória do Embaixador Paulo Lourenço, pudemos assistir às primeiras provas realizadas na piscina: a primeira edição do Torneio Paulo Lourenço. Este evento desportivo contou com a participação de 19 alunos, desde o 1.º ciclo até ao 12.ºano, nas modalidades de 25 metros livres misto, 50 metros crawl feminino e 50 metros crawl masculino. Assistimos ainda a uma demonstração de 100 metros estilos, protagonizada pelo funcionário da EPCV Dionísio António.
Pelo papel que a piscina vai desempenhar no incremento do desporto e da competição, esta cerimónia foi um momento de festa para todos, mas sobretudo para os alunos da EPCV, que podem agora nadar em “águas mais profundas”.
Que a piscina da EPCV simbolize a vontade de ir mais além e de dar o nosso melhor em tudo o que fizermos.
AUTORA: Celeste Freitas
Fotografias: Wilson_Pereira_2024 / Brigitte Lopez
Vídeo: Wilson_Pereira_2024