
8.º ANIVERSÁRIO DA EPCV – CELP
No dia 14 de novembro, a Escola Portuguesa de Cabo Verde – Centro de Ensino e de Língua Portuguesa (EPCV-CELP) celebrou o seu 8.º aniversário, oito anos de sucesso e de reforço de laços educativos e culturais.
A cerimónia comemorativa decorreu às 10h15, no átrio da escola, e contou com a presença dos subdiretores da EPCV – polo do Mindelo: Joaquim Gonçalves e Alexandra Figueiredo, como forma de estreitar e consolidar o projeto comum da EPCV - CELP.
A diretora da EPCV, Suzana Simões Maximiano, dirigiu-se especificamente a todos os alunos da Escola, exortando-os, mais uma vez, a darem o melhor de si no seu percurso académico e lembrando que a felicidade é outro dos seus propósitos e deverá ser conciliada com o trabalho e com o estudo. Durante esta cerimónia, foram entregues os prémios aos alunos do 2.º Ciclo que se destacaram no peddy-paper realizado no final do ano letivo transato.
O aniversário da EPCV foi assinalado igualmente, pelo quarto ano consecutivo, com a realização da primeira fase da atividade “Multiatividades desportivas e artísticas”, que envolveu os alunos do 1.º ciclo e do 10.º ano e que visa promover a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, ao mesmo tempo que fomenta a articulação entre os ciclos de ensino, criando empatia e reforçando valores essenciais no desenvolvimento dos alunos e na união da comunidade educativa.
A festa de aniversário culminou com o tradicional jantar de gala, que juntou direção, professores, e todos os funcionários da escola, contribuindo para o fortalecimento de laços numa comunidade que já se constitui como um corpo coeso e sólido.
Este jantar contou com as presenças honrosas do senhor Embaixador de Portugal em Cabo Verde, João Queirós, e do senhor Ministro-Conselheiro, Nuno Félix, bem como dos parceiros e amigos da EPCV, desde a sua fundação: Marcos Rodrigues, Arnaldo Silva, Elsa Silva, Fátima Santos, Helder Santos, Gonçalo Pratas e Pedro Pires.
No discurso que proferiu, Suzana Simões Maximiano agradeceu aos parceiros da escola pela confiança que depositaram neste projeto desde o início e que foi determinante para a sua conclusão. Agradeceu igualmente aos professores e funcionários pela dedicação à escola e pelo trabalho realizado e manifestou a sua alegria por poder partilhar com todos este momento de celebração. Lembrou que este projeto tem um único destinatário: os alunos, e que é para eles que todos trabalhamos.
Por sua vez, o Embaixador João Queirós começou por felicitar a escola e todos os que contribuíram e contribuem para este “magnífico” projeto, que tem um impacto, inequívoco, na consolidação das relações entre Portugal e Cabo Verde. De seguida, enalteceu o papel do professor, com quem conviveu em várias gerações e que considera “abençoado”. Esta visão foi moldada, em parte, pela sua experiência pessoal, porque, ainda hoje, é abordado por ex-alunos do avô e da avó que referem como a influência daqueles, enquanto professores, foi determinante nos seus percursos. Do mesmo modo, deverá ser a influência dos professores portugueses em Cabo Verde, segundo o Embaixador João Queirós.
O 8.º aniversário da EPCV foi uma oportunidade para celebrar o seu sucesso e para renovar o compromisso com a missão de formar alunos cada vez mais preparados para os desafios do futuro.
AUTORIA: Celeste Freitas