
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Polo do Mindelo
Para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no dia 3 de dezembro, as docentes Maria Clara Fonseca e Maria de Fátima Samina, com a colaboração da EMAEI da Escola Portuguesa de Cabo Verde - CELP – Polo do Mindelo, e dando cumprimento ao plano de atividades da escola, propuseram a realização de um conjunto de atividades com os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos.
Esta iniciativa teve como objetivo sensibilizar e refletir sobre as questões relacionadas com a deficiência, promovendo uma maior compreensão e mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, na criação de um mundo menos diferenciador, mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência física ou mental. Para o Pré-escolar e 1.º Ciclo, as atividades foram realizadas em sala de aula sob o tema: Sou diferente! E agora? Os alunos visualizaram um pequeno vídeo (curta de animação) do Animanimals, intitulado “Zebra”, seguindo-se um espaço para reflexão com registo de frases. Entretanto, foi ainda decorada, ao gosto de cada um, uma zebra, e realizada uma exposição dos trabalhos.
Os alunos dos 2.º e 3.º Ciclos realizaram a atividade Jogos inclusivos - Desafia-te!. Esta compreendeu um conjunto de jogos cujo objetivo principal foi promover o conhecimento sobre as dificuldades do dia a dia enfrentadas por pessoas com algum tipo de incapacidade ou deficiência. A atividade incluiu a experiência e reflexão sobre as barreiras físicas, sociais e de comunicação que essas pessoas têm de enfrentar. Pretendeu-se sensibilizar para questões relacionadas com a incapacidade e deficiência, promovendo uma maior compreensão para a diferença, refletindo sobre os direitos humanos e a defesa da dignidade e do bem-estar social, com vista à criação de um mundo mais inclusivo e equitativo para todos.
No final da atividade, os alunos construíram dois painéis, onde escreveram, com a mão não dominante, o seu nome e pintaram livremente com a boca, utilizando pincéis.
“A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades.”
Paulo Freire
AUTORIA: Maria Clara Fonseca / Maria de Fátima Samina