
Os livros também se recriam
Com o objetivo de sensibilizar para a leitura e valorizar o livro enquanto objeto artístico, as turmas de 6.º ano, em articulação com a Biblioteca e com os grupos do Pré-escolar, reproduziram três livros, nas aulas de Educação Tecnológica: A, B e C, socorrendo-se de diferentes técnicas: pop up, dobragens, recortes e colagem.
Os livros, adaptados à faixa etária dos alunos mais novos e selecionados pelas educadoras, foram os seguintes: “A que sabe a Lua”, de Michael Grejniec; “Todos no Sofá”, de Luísa Ducla Soares e “Tem um muro no meio do livro”, de John Age.
Após a leitura dos livros, foi atribuída uma página a cada dois alunos, que reproduziram o texto, desenharam e pintaram, elaborando ainda os elementos que queriam destacar na página em questão.
Depois de concluídos todos os livros, os alunos elegeram entre si aqueles que deveriam apresentar o respetivo livro aos alunos do Pré-escolar. Esta apresentação decorreu na Biblioteca e também em algumas salas do Pré-escolar.
Este projeto, além de permitir a aquisição de competências no âmbito da disciplina em questão, promoveu a interdisciplinaridade e a partilha do gosto pelos livros. Ela é mais um exemplo de como podemos enriquecer as experiências pedagógicas dos nossos alunos com projetos que envolvam os diferentes ciclos de ensino.
AUTORIA: Manuel Ferreira