O seu navegador está desatualizado!

Atualize seu navegador para ver esta página corretamente. Atualizar o meu navegador agora

×

Semana comemorativa do Dia Mundial da Língua Portuguesa

Semana comemorativa do Dia Mundial da Língua Portuguesa

De 5 a 9 de maio, a EPCV celebrou a Língua Portuguesa nas suas diferentes expressões e com atividades diversificadas, que decorreram maioritariamente na Biblioteca Escolar, mas também nas salas de aula.

Além de envolver os alunos dos vários ciclos, estabeleceu-se o intercâmbio com outras escolas e entidades.

Uma das atividades que se desenrolou ao longo da semana foi “Estafetas de leitura”, envolvendo várias turmas e tendo como objetivo a experiência e partilha de leituras em grupo-turma e em espaço público.

A atividade “Leituras partilhadas”, por seu lado, permitiu a troca de leituras e experiências de leitura entre as turmas 4.º A e 5.º A.

A turma 5.º A, por outro lado, organizou a exposição Mapas Literários e Lenços dos Namorados, que estabeleceu a interligação entre a literatura e aspetos culturais e cívicos.

“Intercâmbios Lusófonos” foi uma atividade organizada pela turma 3.º C em parceria com uma escola portuguesa de Vendas de Ceira - AE Alice Gouveia em Coimbra. Esta sessão consistiu na partilha de leituras de um dos nossos maiores autores (Luís de Camões), mas também de lendas e da música de cada uma das regiões envolvidas.

O português do Brasil esteve também em destaque nesta semana com a presença de Marilene Pereira, escritora e diretora do Centro Cultural do Brasil, Praia, há muito radicada em Cabo Verde. Numa palestra à volta da obra “O Meu Pé de Laranja Lima”, a escritora (que não se define como tal) afirma que o motivo que a levou a escrever foi verificar que não existiam livros infantis adequados às crianças de Cabo Verde. Transmitiu aos alunos convidados (turmas do 9.º ano) algumas das suas experiências de leitura, ajudando-os a perceber como se pode fazer a aproximação da obra literária e como esta pode ser gratificante e ajudar na construção da personalidade e na descoberta de capacidades de que não éramos conscientes.

Com esta semana relembramos o principal motivo que une os países de expressão portuguesa e honramos a língua que nos é comum.

AUTORIA: Celeste Freitas (equipa da Biblioteca Escolar)

Atendimento Online