
Celebrar a língua – construir pontes
Durante o mês de maio, os alunos das turmas B do 5.º ano e A e B do 6.º ano da Escola Portuguesa de Cabo Verde – CELP – Polo do Mindelo, nas aulas de Português com a professora Rosário Narciso, refletiram sobre a grandiosidade da língua portuguesa — a quarta mais falada no mundo — e sobre a riqueza que lhe é conferida pelos diversos falantes que, um pouco por todo o mundo, a utilizam para se fazerem entender.
Depois de descobrirem os principais países onde o português é falado como primeira língua (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), os alunos escolheram um desses países e selecionaram uma palavra que fosse distinta da usada no português de Portugal. Registaram essa palavra com o seu uso em Portugal, no país selecionado e na língua crioula de São Vicente.
O resultado foi um valioso contributo para a análise do riquíssimo património linguístico que partilhamos e deu origem a uma exposição que assinalou o Dia Mundial da Língua Portuguesa, servindo também de mote ao início dos trabalhos para o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
AUTORIA: Rosário Narciso