
Educação para o Desenvolvimento Sustentável no 1.º Ciclo da EPCV
A Escola Portuguesa de Cabo Verde (EPCV) está, mais uma vez, na linha da frente da Educação para a Cidadania. Durante o ano letivo 2024/2025, os alunos do 1.º Ciclo desenvolveram várias ações no âmbito da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, promovendo a consciência sustentável, ecológica e a responsabilidade ambiental.
Com o envolvimento das turmas do 1.º ao 4.º ano, os temas foram trabalhados de forma integrada em diversas disciplinas, nomeadamente em Português, Estudo do Meio e nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).
As tartarugas marinhas estiveram no centro de muitas das atividades. Os alunos aprenderam sobre as espécies que desovam em Cabo Verde, o seu ciclo de vida e os perigos que enfrentam, como o lixo nos oceanos. Este tema foi reforçado com a colaboração da ONG Lantuna, que dinamizou palestras sobre espécies marinhas e perigos que enfrentam.
A reciclagem de plástico com a colaboração da Ekonatura foi, também, uma ação desenvolvida pelos alunos!
Todo este trabalho teve como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e o Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade do Ministério da Educação. Os projetos incentivaram a reflexão e a ação em torno de temas cruciais como o combate às alterações climáticas, a proteção da biodiversidade, o consumo responsável e o papel ativo de cada cidadão na construção de um futuro mais justo e sustentável.
O projeto foi, ainda, enriquecido por uma parceria internacional com a Escola Portuguesa de Moçambique (Maputo) e a Escola Básica Gil Vicente (Guimarães, Portugal), promovendo uma visão global e intergeracional da sustentabilidade.
Através destas ações, a EPCV reforça o seu compromisso com uma educação transformadora, que forma cidadãos conscientes, ativos e preparados para os desafios do futuro.
Não deixem de ver o vídeo, para reviver alguns momentos especiais e trabalhos dos alunos do 1º ciclo!
AUTORIA: Departamento do 1º ciclo.