
Alunos da EPCV no Fórum Mulheres e os Desafios do Desenvolvimento
No dia 30 de maio,12 alunos da EPCV, do 11.º e 12.º anos, participaram, no 1.º Fórum Mulheres e os Desafios do Desenvolvimento, realizado na cidade da Praia, Cabo Verde.
Esta participação resultou do convite da coordenadora das promotoras do fórum, Maria Graça, com o objetivo de envolver os mais jovens na promoção da equidade de género.
A abertura do Fórum teve lugar no dia 29 e destinou-se a homenagear 50 mulheres cabo-verdianas, como símbolo da coragem, da luta e da abnegação da mulher de Cabo Verde.
O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, proferiu o Discurso Oficial de Abertura, no dia 30, e, entre os vários conferencistas presentes, destacaram-se pela sua relevância a nível internacional: Bineta Diop, ativista senegalesa, enviada especial do presidente da Comissão da União Africana para as mulheres a paz e a segurança e fundadora da ONG “Femmes Africa Solidarité”; Camila Pitanga, atriz brasileira, ativista dos direitos das mulheres e embaixadora da ONU Mulheres; Benedita da Silva, deputada federal do Brasil, com 40 anos de intensa atividade política e a primeira senadora negra no país.
O Fórum contou igualmente com a participação de várias personalidades cabo-verdianas, que apresentaram dados sobre a realidade do país e sobre os projetos, implementados ou em curso, que têm como objetivo a defesa dos direitos e o empoderamento da mulher em Cabo Verde.
As intervenções centraram-se nas seguintes temáticas: paz e segurança mundial, justiça climática e empoderamento feminino, media e representatividade feminina e inclusão das mulheres na área política como fator de sustentabilidade e paz mundial.
Os nossos alunos acompanharam com interesse e sentido crítico todas as comunicações e intervenções do dia 30, participando ativamente no debate, através da intervenção das alunas Mónica Soares, do 12.º ano, e Marina Andrade, do 11.º ano. Os estudantes da EPCV constituíram-se, assim, como os representantes dos mais jovens neste congresso.
A escola agradece o convite à participação dos nossos alunos e a forma acolhedora como o grupo foi recebido pela organização, particularmente, pela coordenadora do grupo promotor deste Fórum, Maria Graça. Agradece ainda as suas palavras, dirigidas posteriormente à direção da EPCV, como agradecimento pela participação interventiva dos nossos alunos, e onde se lê: “com uma educação comprometida e humanista como a que cultivam, estamos a semear um futuro mais justo, mais inclusivo e mais igualitário.”
AUTORIA: Celeste Freitas