
Escritor do Mês – Corsino Fortes
Corsino Fortes foi a Voz Poética de Cabo Verde, na biblioteca da nossa escola.
Ao longo deste mês, a turma 9.º A prestou homenagem ao escritor cabo-verdiano Corsino Fortes, através de uma iniciativa promovida no âmbito da atividade “Escritor do Mês”. O objetivo foi dar a conhecer a vida e a obra de um dos mais importantes poetas da língua portuguesa, cuja escrita é marcada pela identidade cultural, pela força da oralidade e pelo profundo amor pelas ilhas de Cabo Verde.
O trabalho começou com uma pesquisa colaborativa entre os vários grupos de alunos, que recolheram informações sobre a biografia do escritor Corsino Fortes, as suas principais obras — como Pão & Fonema e Árvore & Tambor — e a importância do seu contributo para a literatura lusófona. Através da leitura de poemas e da partilha de reflexões em sala de aula, os alunos foram convidados a explorar temas como a emigração, a identidade e a resistência cultural.
Para culminar este trabalho, foi organizada uma exposição na biblioteca escolar, que está aberta a toda a comunidade educativa, durante o mês de junho. Na exposição podem ser vistos os trabalhos realizados pelos alunos, revelando um olhar sensível e criativo sobre a obra de Corsino Fortes.
Esta iniciativa permitiu não só valorizar a literatura africana de expressão portuguesa, como também despertar o interesse pela leitura entre os alunos.
AUTORIA: Fredylson Frederico, 9.º A