
Ética, Valores e Responsabilidades dos Povos do Mundo
No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 9.º B, desenvolveram um trabalho centrado no Domínio Desenvolvimento Sustentável, explorando o Tema 5 Cidadania Global – Construção de uma Sociedade Mundial Justa e Sustentável.
O projeto teve como objetivo principal promover e estimular nos jovens valores e atitudes que lhes permitam ser agentes de mudança na construção de um mundo sustentável, inclusivo, pacífico e justo. Assim, promoveu-se, em aula, a análise da ética, dos valores e das responsabilidades sociais e ambientais praticados por diferentes grupos indígenas do mundo. Os alunos investigaram as formas como estas comunidades se relacionam com a natureza, as suas estruturas sociais e culturais, os princípios de respeito mútuo, solidariedade e a forma como contribuem, de forma ancestral e contemporânea, para a sustentabilidade do planeta.
Através de pesquisa orientada e individual, os jovens conheceram realidades de povos como os Sami (Escandinávia), os Inuítes (regiões árticas), os Dinca (Sudão do Sul), os Daomé (sul e centro do Benim), entre muitos outros.
Um pequeno grupo de alunos construiu um planisfério com a localização de cada um dos povos estudados e a respetiva legenda.
O título do projeto Ética, Valores e Responsabilidade de Diferentes Grupos Indígenas no Mundo foi cuidadosamente criado por outro grupo de alunos, que deu forma a uma verdadeira obra artística. Cada letra deste título foi desenhada com inspiração nos elementos culturais dos povos estudados, refletindo as cores, os símbolos e os traços que caracterizam a identidade de diferentes comunidades indígenas.
Este trabalho culminou na realização de uma exposição aberta à comunidade educativa, pavilhão B, onde cada aluno apresentou o povo escolhido, em pequeno cartaz, tipo postal.
Todo o processo decorreu com dedicação, criatividade e profundo respeito pelas culturas representadas, o que deu à exposição um toque especial de beleza e significado, mostrando que a arte pode ser também um poderoso instrumento de cidadania, de empatia e de valorização da diversidade humana.
Este projeto atingiu plenamente o seu objetivo final, reforçando a consciência crítica dos alunos sobre os desafios globais, o respeito pelos direitos humanos e a valorização de práticas sustentáveis, pilares fundamentais de uma cidadania global ativa e responsável.
AUTORIA: Armanda Dias - docente de Cidadania e Desenvolvimento e Diretora de Turma 9.ºB