
Maio: a nossa Língua em festa
Na continuidade das comemorações do mês da Língua Portuguesa, já assinaladas com outras iniciativas na EPCV – CELP – Polo do Mindelo, destacam-se agora novas atividades realizadas ao longo de maio — mês dedicado à celebração desta nossa língua, uma das mais faladas no mundo, presente em quatro continentes e unindo milhões de pessoas numa mesma herança cultural. No Polo do Mindelo da Escola Portuguesa de Cabo Verde, esta celebração fez-se com um conjunto de atividades que visaram promover, valorizar e destacar a riqueza e diversidade da língua portuguesa, enquanto instrumento de comunicação, cultura, identidade e cidadania global.
Mais do que um meio de expressão, a língua portuguesa é um elo entre os países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), promovendo o diálogo intercultural e a cooperação internacional.
Ao celebrar a língua portuguesa, celebramos também a nossa identidade plural, a criatividade dos nossos autores, a herança dos nossos povos e a visão de um futuro partilhado.
Ao longo do mês, realizaram-se diversas iniciativas que valorizaram a leitura, a escuta e o prazer pela palavra escrita e falada:
- Poemas ao Telefone – um grupo de alunos do 5.º B e um aluno do 6.º A, sob orientação e apoio da professora Rosário Narciso, ofereceram um momento poético, por chamada telefónica, a familiares e amigos.
- Vamos Ler em Português – alunos do 3.º ano, da Escola de Lombo Tanque, vieram à EPCV ouvir colegas do 2.º ano ler em voz alta. O subdiretor Joaquim Gonçalves contribuiu com três momentos musicais que todos os presentes apreciaram. O encontro terminou com um lanche-convívio.
- Leituras na Sala de Aula – prática habitual no Pré-escolar e no 1.º ciclo, foi aqui destacada em momentos de partilha literária, com textos escolhidos por professores e alunos, estimulando a compreensão e o gosto pela leitura.
- Leituras no Tapete – nos espaços exteriores da escola, os alunos da Educação Pré-escolar e do 1.º ciclo leram e ouviram ler, promovendo a leitura autónoma e recreativa.
- Leituras de Funil – utilizando um pequeno funil artesanal, ouviram-se poemas segredados ao ouvido.
- Maratona de Leitura – leitura contínua de textos literários, entre turmas da Educação Pré-escolar e do 1.º ciclo. Um verdadeiro “mergulho” na literatura em português.
Celebrar a nossa língua é reconhecer o seu papel como ponte entre culturas, continentes e gerações. Em Cabo Verde, terra de convivência entre o português e o crioulo, este mês foi também um momento de valorização do nosso património linguístico e cultural.
AUTORIA: Ana Paula Ferreira / Ana Rita Soares / Carlos Samina