O seu navegador está desatualizado!

Atualize seu navegador para ver esta página corretamente. Atualizar o meu navegador agora

×

Turma 9.º B em Visita de Estudo na Ilha do Maio

Turma 9.º B em Visita de Estudo na Ilha do Maio

A turma 9.º B encerrou o ano letivo e o 3.º ciclo com uma Visita de Estudo à Ilha do Maio nos dias 27, 28 e 29 de junho de 2025.

A Visita de Estudo é uma estratégia de ensino-aprendizagem que potencia inúmeras situações de interdisciplinaridade. Permite realizar um ensino ativo, contribui para aprendizagens integradoras da realidade, para a iniciação ao método de pesquisa, para a formação do espírito científico e para a sociabilização. A visita de estudo tem ainda um papel formativo, no que respeita ao desenvolvimento de uma cidadania responsável e participativa, empenhada no respeito pela preservação do património natural, histórico, artístico, cultural e científico. Assim sendo, esta visita de estudo teve como objetivos, entre outros, contribuir, de forma ativa e positiva, para o alargamento dos horizontes dos nossos alunos, para uma apreensão geral do espaço natural e construído da Ilha do Maio,(a qual foi classificada como Reserva da Biosfera pela UNESCO em 2020), concretizar e aplicar conhecimentos já adquiridos, através da observação, in loco, de elementos paisagísticos naturais, que coabitam com elementos antrópicos e contribuir para uma consciencialização ecológica, tendo sempre presente a promoção de uma sociedade e estilos de vida que premeiam o desenvolvimento sustentável como objetivo primordial.

Partimos de Santiago para o Maio na manhã do dia 28 de junho (o voo inicialmente previsto para o dia 27 foi cancelado, o que não comprometeu o entusiasmo e o planeamento das atividades). No aeroporto esperava-nos o autocarro gentilmente cedido pelo Associação Regional de Futebol da Ilha do Maio, que nos transportou durante toda a visita. Depois de distribuídos pelos alojamentos, visitámos o Centro Interpretativo das Salinas do Porto Inglês, Calheta, as Dunas do Morrinho, a Praia Gonçalo, Ponta Preta e a Vila do Maio. À noite, enquanto um grupo de alunos preparava o espaço para o jantar e o baile de gala, outro grupo participou numa visita guiada pela Fundação Maio Biodiversidade, na praia da Boca Lagoa, onde aprenderam sobre as tartarugas marinhas e tiveram a oportunidade única de as observar no seu habitat natural. A noite terminou com uma inesquecível festa Prom, marcada por alegria, elegância e companheirismo.

No dia 29 de junho, os alunos exploraram a Vila do Porto Inglês e desfrutaram de momentos de lazer na praia Bitchirotcha, local frequentado por locais, turistas e pescadores artesanais, conhecida pela beleza das suas águas azul-turquesa.

A meio da tarde regressámos ao aeroporto da Ilha do Maio e, por volta das 17h, já estávamos de volta à cidade da Praia, onde as famílias aguardavam entusiasticamente os seus educandos.

Esta visita de estudo superou as expectativas, não apenas pelos conhecimentos adquiridos e pelas experiências vividas, mas sobretudo pelo espírito de união e de cooperação que se fortaleceu entre os alunos, professores e todos os envolvidos na organização. A recetividade e colaboração dos parceiros locais foram fundamentais para o sucesso da atividade. Criaram-se memórias duradouras, promoveu-se o respeito mútuo e reforçaram-se os laços da comunidade educativa, num ambiente de partilha, descoberta e crescimento conjunto.

AUTORIA: 

Armanda Dias - docente de Geografia, Cidadania e Desenvolvimento e Diretora de Turma 9.ºB

Sofia Losa – docente de Português

Dina Mendes – Professora Bibliotecária


Atendimento Online