
ARTES VISUAIS 25
A EPCV-CELP realizou, no final do ano letivo 2024/2025 e à semelhança do ano transato, uma exposição de trabalhos (e/ou projetos) desenvolvidos no decurso do processo ensino-aprendizagem das Artes.
A exposição desenvolveu-se em vários espaços, interiores e exteriores, e foi organizada numa perspetiva evolutiva de ciclos, desde o 2.ºciclo ao secundário-12.ºano.
No interior, na biblioteca escolar, decorreu uma exposição de Design de Interiores, com o tema: O meu mundo é um T0, que permitiu aos alunos de Oficina de Artes do 12ºano (Artes Visuais) ensaiar técnicas de arquitetura, numa experimentação analógica e/ou digital de representação do espaço e do mobiliário materializados na construção de maquetas. Na sequência do mesmo projeto, os alunos criaram, em tamanho real, candeeiros, observando-se o princípio da reutilização e do combate à obsolescência.
No pátio exterior, vários painéis organizados, sequencialmente, mostraram propostas artísticas de carácter (essencialmente) bidimensional.
A diversidade das propostas variou de acordo com a especificidade das disciplinas (Educação Visual, Educação Tecnológica, Desenho A e Oficina de Artes), níveis de ensino e natureza da experiência de aprendizagem, assim como as técnicas e materiais usados. Destacaram-se técnicas de desenho, pintura, colagem e (também) tecelagem e impressão/serigrafia, utilizadas em múltiplas temáticas: natureza-morta, rosto e figura humana, padrão, etc.
A disseminação de projetos e propostas artísticas contribui para a autoestima e (auto)valorização dos nossos alunos e (re)conhecimento do trabalho desenvolvido no âmbito das Artes.
A promoção e divulgação de iniciativas como esta, e outras atividades realizadas na EPCV-CELP, em plataformas informáticas e página da escola, procuram, ainda, dar cumprimento ao estipulado no Projeto Educativo.
AUTORIA: Maria Luísa Luís Duarte