Dia Mundial da Alimentação na EPCV-CELP
Palestra e Exposição sobre Alimentação Saudável
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) propôs para o Dia Mundial da Alimentação de 2025 o tema "De Mãos Dadas por Melhores Alimentos e um Futuro Melhor", destacando a necessidade de colaboração global para transformar os sistemas agroalimentares e garantir um futuro mais pacífico, sustentável e com segurança alimentar.
A assinalar esta data, realizou-se, no passado dia 16 de outubro, uma palestra dedicada ao tema Alimentação Saudável, dirigida aos alunos do 6.º ano. A sessão decorreu na biblioteca escolar, pelas 14h, e contou com a presença da Dra. Fernanda Azancoth, nutricionista convidada para dinamizar a atividade. Por impossibilidade de articulação com a agenda desta especialista, a sessão com os alunos do 5.º ano será dinamizada em data posterior, a agendar.
A iniciativa foi complementada com trabalhos desenvolvidos nas aulas de Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento, onde, com o apoio dos diretores de turma, os alunos criaram frases de incentivo ao consumo de produtos naturais e à adoção de uma alimentação variada e equilibrada. Estas frases foram expostas no átrio do Pavilhão B e na biblioteca, em articulação com uma exposição elaborada pelos alunos do 9.º ano.
A exposição incluiu ainda fichas de cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), balança e fita métrica, permitindo aos alunos preencherem os dados com maior rigor e refletirem sobre o seu estado nutricional atual. Os alunos do 6.º ano, nas aulas de Ciências Naturais, realizaram e analisaram os seus próprios resultados.
Em paralelo com as atividades do 2.º ciclo, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, os alunos do 9.º ano elaboraram Posters, modelos humanos que resultam da prática de uma alimentação saudável versus alimentação com alimentos processados (fast-food), montaram a roda dos alimentos reais numa mesa-redonda e uma pirâmide com “Dieta mediterrânica”. Foi feita uma dinamização e apelo para o “açúcar escondido” nos refrigerantes e as doenças decorrentes de hábitos alimentares pouco saudáveis. Esta iniciativa teve como objetivo alertar a comunidade escolar para esta temática tão importante, a necessidade de adoção de hábitos de alimentação e de vida saudáveis.
Esta exposição, enquadrada igualmente no tema opcional “Saúde” da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, está patente na entrada do Pavilhão B e tem como público-alvo toda a comunidade educativa.
Tendo em conta o papel da escola na educação para uma alimentação saudável, estas atividades assumem um carácter premente, dada a dificuldade cada vez maior em fazer escolhas responsáveis e em ter acesso a alimentos mais sustentáveis e saudáveis.
AUTOR(ES):
Filomena Azevedo e Laura Melo
