EPCV assinala o Dia Mundial da Poupança com criatividade e reflexão
No passado dia 31 de outubro, a Escola Portuguesa de Cabo Verde-Polo de Mindelo celebrou o Dia Mundial da Poupança com um conjunto de atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, tendo em conta a dimensão de Empreendedorismo e Literacia Financeira. A iniciativa envolveu alunos de diferentes níveis de ensino e promoveu a importância de poupar — não apenas dinheiro, mas também recursos do planeta.
Sob o tema “Poupar é uma arte”, os alunos construíram porquinhos mealheiros originais, que ficaram em exposição na escola, demonstrando criatividade e consciência financeira. A comemoração incluiu ainda uma palestra orientada por um professor Economia, Ailton Tavares, que abordou temas ligados à gestão responsável do dinheiro e à importância de desenvolver hábitos de poupança desde cedo.
As crianças da Educação Pré-Escolar também participaram de forma ativa, criando materiais visuais para decorar os espaços da escola, com mensagens e ilustrações apelando à poupança de energia, água e recursos naturais, destacando que poupar é um gesto que beneficia não só as pessoas, mas o planeta inteiro. Além disso, também receberam a visita de uma Encarregada de Educação, cuja profissão é bancária, para explicar qual a função do banco, mostrar dinheiro “de verdade” e promover o sentido de poupança.
A celebração do Dia Mundial da Poupança foi, assim, uma oportunidade para educar, inspirar e sensibilizar a comunidade escolar para o valor da responsabilidade, sustentabilidade e gestão consciente dos recursos.
AUTORES: Cristiana Midões, Ana Paula Ferreira
