9.º ANIVERSÁRIO EPCV – CELP
No dia 14 de novembro, a Escola Portuguesa de Cabo Verde – Centro de Ensino e de Língua Portuguesa (EPCV-CELP) celebrou o seu 9.º aniversário, que foi assinalado com a inauguração de uma nova infraestrutura: o anfiteatro da EPCV.
Depois da mais recente inauguração – a piscina da EPCV – que, num curto intervalo de tempo, permitiu aos alunos, através do Clube de Natação, desenvolverem competências e afirmarem-se como uma referência nacional na modalidade, a escola conta agora com este espaço, concebido para acolher eventos académicos, artísticos e comunitários. O anfiteatro representa mais um investimento estratégico que reforça o compromisso da EPCV na promoção do conhecimento e da criatividade e na valorização da cultura, criando oportunidades para que os nossos alunos vivenciem experiências diversas e aprofundem laços culturais e afetivos.
As cerimónias comemorativas decorreram em dois momentos distintos: às 10h15, no átrio da escola, com a presença dos alunos e corpo docente, e onde o discurso da diretora da EPCV, Suzana Maximiano, foi dirigido particularmente aos alunos, salientando que eles são a razão de ser da escola e que esta conta com a colaboração de todos para garantir um ambiente de aprendizagem harmonioso e motivador.
Durante esta cerimónia, foram ainda entregues, aos alunos do 2.º Ciclo, os prémios do peddy-paper e do concurso Pi, atividades realizadas ou concluídas no final do ano letivo transato.
Como já é habitual, o aniversário da EPCV foi marcado, pelo quinto ano consecutivo, com a realização da primeira fase da iniciativa “Multiatividades desportivas e artísticas”, envolvendo alunos do 1.º ciclo e do 10.º ano. Esta atividade tem como objetivo promover a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, fomentando a articulação entre ciclos e reforçando valores fundamentais para o desenvolvimento dos alunos e para a coesão da comunidade educativa. Além disso, criou um ambiente de descontração e alegria, permitindo que os alunos partilhassem experiências num clima festivo e colaborativo.
A festa de aniversário culminou com o tradicional jantar de gala, que juntou direção, professores, funcionários dos diferentes setores e colaboradores da escola, reforçando os vínculos numa comunidade educativa que se afirma cada vez mais como estável, estruturada e coesa.
A representar a Embaixada de Portugal em Cabo Verde esteve o senhor Ministro-Conselheiro, Nuno Félix.
Após o jantar, todos os presentes foram recebidos pela diretora, Suzana Maximiano, no moderno anfiteatro onde teve lugar um segundo momento comemorativo, coincidindo com a inauguração do novo espaço.
Num breve discurso, a diretora relembrou o início do projeto EPCV – CELP, que teve como público alvo 22 alunos, e o caminho percorrido desde aí para a consecução de um projeto que abrange já cerca de mil alunos. Referiu a importância e o contributo de cada um (professores, alunos, famílias e funcionários), reforçando a ideia de que quando todos trabalham em sintonia os resultados educativos tornam-se mais significativos e duradouros. Terminou o seu discurso com um apelo à continuidade do esforço conjunto e o desejo de ver a escola crescer ainda mais, mantendo sempre a sua força e espírito coletivo.
AUTOR(ES):
Celeste Freitas
