O seu navegador está desatualizado!

Atualize seu navegador para ver esta página corretamente. Atualizar o meu navegador agora

×

Dia Mundial da Ciência – A Curiosidade Ganhou Vida na EPCV

Dia Mundial da Ciência – A Curiosidade Ganhou Vida na EPCV

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Ciência – 24 de novembro, a Escola Portuguesa de Cabo Verde – Polo do Mindelo viveu um dia especial, marcado pela curiosidade, pela partilha e pela descoberta. Apesar das mudanças de última hora — motivadas pelas condições meteorológicas e pelo cancelamento da feira no espaço inicialmente previsto — o espírito científico falou mais alto. A Feira da Ciência “Curiosidade em Ação: Partilhar Ciência, Criar Saberes” realizou-se nas instalações da EPCV-CELP – Polo do Mindelo e envolveu todos os alunos, desde a Educação Pré-Escolar até ao 10.º ano.

A feira destacou-se pela diversidade e qualidade das atividades, que incluíram experiências científicas interativas, exposições temáticas e jogos didáticos e pedagógicos preparados para despertar nos alunos o gosto pela ciência e pelo conhecimento. Os participantes tiveram a oportunidade de explorar fenómenos físicos, químicos, biológicos e ambientais de forma prática, envolvente e divertida.

Um dos maiores trunfos do evento foi o empenho e entusiasmo dos monitores — alunos do 9.º A e do 10.º ACT — que demonstraram excelente domínio científico, capacidade de comunicação e sentido de responsabilidade. O seu papel foi fundamental para o sucesso da iniciativa, guiando os mais novos, explicando conceitos e garantindo que todos saíssem da feira mais curiosos e motivados.

Este momento só foi possível graças ao trabalho conjunto de toda a comunidade educativa: professores, colaboradores, assistentes operacionais e Direção, que não mediram esforços para reorganizar o evento e garantir que a Ciência continuasse em ação, mesmo perante imprevistos.

O resultado foi uma feira vibrante, participativa e inspiradora — um reflexo do compromisso da EPCV com a educação científica e com a formação de alunos críticos, criativos e interessados pelo saber.

Porque a ciência também se faz de resiliência, colaboração e alegria em aprender. E neste Dia Mundial da Ciência, a EPCV mostrou exatamente isso.

AUTORA: Sandra dos Reis

Atendimento Online