O seu navegador está desatualizado!

Atualize seu navegador para ver esta página corretamente. Atualizar o meu navegador agora

×

EPCV CELEBRA ABRIL DE 1974!

EPCV CELEBRA ABRIL DE 1974!

Nas escolas portuguesas no estrangeiro, os feriados a ter em conta no seu calendário são os dos países em que se encontram situadas. Por isso, hoje, a EPCV esteve a funcionar, como se de outro dia qualquer se tratasse. Mas o dia 25 de abril, qualquer que seja o país onde nos encontramos, mesmo que não seja feriado, é um dia tão especial para os portugueses que acabamos por contagiar com a nossa festa todos aqueles que estão por perto.

Foi o que aconteceu hoje, na EPCV. As crianças do pré-escolar começaram o dia com um pequeno vídeo que lhes mostrou como era Portugal, antes de abril de 1974, e aprenderam a cantar a canção «Somos livres», seguindo depois para as suas salas, onde fizeram vários trabalhos alusivos a esta data.

Nas turmas do 1º ciclo, também se comemorou a Revolução dos Cravos, com diferentes trabalhos de expressão plástica, após a projeção de apresentações e de um vídeo que os ajudou a compreender que esta revolução teve consequências não só para os portugueses, mas também para outros povos como o cabo-verdiano, que alcançou mais rapidamente a sua independência, graças aos acontecimentos de 25 de abril de 1974.

Para muitos alunos, foi grande a surpresa ao tomarem consciência de que aqui, na ilha de Santiago, se situa uma das mais tristemente célebres prisões para onde eram mandados os opositores ao regime que governava Portugal: o campo de concentração do Tarrafal. Ficou a certeza de que, na próxima vez que por lá passarem, os alunos da EPCV verão aquele lugar como um monumento a algo que nunca mais deve acontecer e relembrarão aqueles que ali perderam a sua liberdade e, em alguns casos, a sua vida, lutando pela liberdade de todos.

VIVA O 25 DE ABRIL! VIVA A LIBERDADE!

Atendimento Online