O seu navegador está desatualizado!

Atualize seu navegador para ver esta página corretamente. Atualizar o meu navegador agora

×

EPCV associa-se às comemorações do Dia Nacional da Morna

EPCV associa-se às comemorações do Dia Nacional da Morna

Hoje, em Cabo Verde e um pouco por todo o mundo onde há cabo-verdianos, comemora-se o Dia Nacional da Morna. A data para esta comemoração não foi escolhida ao acaso: 3 de dezembro é o dia em que nasceu Francisco Xavier da Cruz, mais conhecido por B. Leza, natural do Mindelo, que começou a ter sucesso da década de 50 do século passado e foi autor de dezenas de mornas como, por exemplo, Miss Perfumado e Lua Nha Testemunha. Diz-se mesmo que esta última terá sido composta quando B. Leza já se encontrava hospitalizado, dias antes da sua morte, em 14 de junho de 1958.

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente considera que a morna “tem futuro” em Cabo Verde, mas que é necessário fomentar o seu ensino nas escolas. Por isso, o seu ministério, através da Direção Geral das Artes e das Indústrias Criativas e em parceria com a Banda Militar da Praia, organizou o “FlashMob Dia Nacional da Morna”, na Praça do Memorial Amílcar Cabral, atividade em que participaram alunos de várias escolas da Cidade da Praia, entre as quais a Escola Portuguesa de Cabo Verde, cujos alunos prestaram homenagem a B. Leza, cantando a famosa Lua Nha Testemunha

A poucos dias de ser conhecida a decisão sobre a consagração da Morna como Património Cultural Imaterial da Humanidade, a Escola Portuguesa de Cabo Verde associou-se a esta iniciativa em que se celebra o género musical que é, provavelmente, o que melhor retrata a alma do povo cabo-verdiano.

Clique sobre a imagem para ver as fotos.

 

Atendimento Online