O seu navegador está desatualizado!

Atualize seu navegador para ver esta página corretamente. Atualizar o meu navegador agora

×

SUPERTMATIK - EPCV nas Línguas do Mundo

SUPERTMATIK - EPCV nas Línguas do Mundo

Pelo segundo ano consecutivo, a nossa escola participou na Final Internacional do Concurso SuperTmatik, na modalidade de línguas.

Por conseguinte, em Língua Portuguesa, os seis alunos finalistas, do sexto ano, obtiveram ótimos resultados na modalidade, conquistando dois lugares no pódio e um no TOP10. Assim, as alunas Rita Varela e Carla dos Santos, ambas da turma 6.º B, garantiram, respetivamente, o 1.º e 2.º lugares e o Adair Lima, da turma 6.º A, obteve um honroso 7.º lugar, num total de mais de seis mil e duzentos participantes, de vários países.

Já no ano anterior, Rita Varela, na altura aluna do quinto ano, tinha alcançado um excelente segundo lugar na mesma modalidade. Não se sentindo completamente satisfeita, estabeleceu como objetivo principal sagrar-se campeã, algo que foi notório desde o início da competição e se destacou ao longo de todas as fases de apuramento. Por conseguinte, a sua motivação, empenho e perseverança, aliados aos seus bons conhecimentos de Português, evidenciaram-se e levaram-na à concretização de tão almejado objetivo, tendo sido totalmente apoiada pelos colegas da turma e pela professora da respetiva disciplina, Liliana Machado, promotora da atividade nas turmas de sexto ano que, pelo quarto ano consecutivo - dois na vertente de Cálculo Mental, 4.º ano e dois, em Língua Portuguesa, 5.º e 6.º anos - teve o imenso orgulho de orientar campeões.

Os resultados dos restantes finalistas, de Língua Portuguesa, foram os seguintes: Núbia Varela, 6.º A, 13.º lugar; Beatriz Silva, 6.º B, 16.º lugar e Ayanna Boiro, 6.º B, 57.º lugar.

Na mesma competição, o Departamento de Línguas da escola participou também nas modalidades de Vocabulário Francês e, pela primeira vez, em Vocabulário Inglês.

Em Vocabulário de Francês, orientados pela professora Celeste Freitas, os alunos do 9.º ano asseguraram quatro lugares no TOP10. São eles: Raissa Pereira, 9.º B, 3.º lugar; Aissah Lopes, 9.º B, 5.º lugar; Luna Mascarenhas, 9.º A, 8.º lugar e Karim Fonseca, 9.º A, 10.º lugar. Os restantes finalistas obtiveram os resultados seguintes: Ricardo Graça, 9.º C, 33.º lugar; Mara Fortes, 8.º A, 61.º lugar; Diego Ramos, 9.º C, 68.º lugar e César Lopes, 8.º A, 87.º lugar.

 Pela primeira vez, os alunos de 5.º e 6.º anos, participaram, entusiasticamente, no SuperTmatik -Vocabulário de Inglês. Embora nenhum dos mesmos tenha ficado classificado entre os dez melhores, muitos conseguiram ficar bem classificados a nível mundial.

Em Vocabulário de Inglês, o Luigi Vieira, do 7.º A, ficou em 3.º lugar e está de Parabéns (“Of course!”). Felicitam-se ainda os outros participantes do 7.º ano, o Lourenço Mousinho, o Márcio Pereira e a Alícia Lopes, que se posicionaram, respetivamente, nos seguintes lugares: 18.º, 69.º e 117.º.

Do 9.º B, também no concurso de Vocabulário de Inglês, Victor Lopes, aluno da professora Valéria Gomes, alcançou um fantástico 3.º lugar, que lhe garantiu uma posição no pódio.

Mais uma vez, destaca-se que os excelentes resultados obtidos foram fruto, não só do bom domínio e conhecimento das referidas línguas, mas sobretudo da dedicação, interesse, responsabilidade e compromisso demonstrados pelos alunos ao longo de todas as fases do concurso.

A grande final mundial do concurso SuperTmatik decorreu entre os dias 2 e 23 de maio. À semelhança dos anos letivos anteriores, os alunos dos vários países competiram entre si, em formato online, na plataforma disponibilizada pela Eudáctica.

Parabéns aos vencedores, mas também a todos os nossos alunos participantes que, ano após ano, continuam a dar o seu melhor nesta competição e a encher a nossa escola de orgulho.

Língua Portuguesa – 6.º Ano

Participantes da EPCV

Classificação

Total de Participantes

Rita Varela - 6.º B

1.º - TOP10

6225

Carla dos Santos - 6.º B

2.º - TOP10

Adair Lima - 6.º A

7.º - TOP10

Núbia Varela - 6.º A

13.º

Beatriz Silva - 6.º B

16.º

Ayanna Boiro - 6.º B

57.º

Vocabulário Inglês – 7.º Ano

Participante da EPCV

Classificação

 Total de Participantes

Luigi Vieira – 7.º A

3.º TOP10

18326

Lourenço Mousinho

18.º

Márcio Pereira – 7.º B

69.º

Alicia Lopes – 7.º A

117.º

Vocabulário Francês – 8.º Ano

Participante da EPCV

Classificação

Total de Participantes

Mara Fortes - 8.º A

 61.º

7125

César Lopes - 8.º A

87.º

Vocabulário Inglês – 9.º Ano

Participante da EPCV

Classificação

Total de Participantes

Victor Lopes - 9.º B

3.º TOP 10

18 634

Vocabulário Francês – 9.º Ano

Participante da EPCV

Classificação

Total de Participantes

Raissa Pereira - 9.º B

3.º TOP10

5175

Aissah Lopes - 9.º B

5.º TOP10

 

Luna Mascarenhas - 9.º A

8.º TOP10

 

Karim Fonseca - 9.º A

10.º TOP10

 

Ricardo Graça - 9.º C

33.º

 

Diego Ramos - 9.º C

68.º

 

Mas, afinal, o que é o SUPERTMATIK?

De acordo com informação disponibilizada pela empresa promotora do certame, na sua página online, em :: EUDACTICA os desafios SUPERTMATIK consistem em jogos educativos evolutivos que aliam a estimulação mental à diversão dos clássicos jogos de mesa. Amplamente utilizados em contexto escolar, desde 2005, têm provado, ao longo dos últimos anos, serem fortes aliados dos professores no que diz respeito a gerar motivação extra nos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos, independentemente das suas classificações escolares! Em 2007, nasceram os Campeonatos Escolares SUPERTMATIK que têm vindo progressivamente a ganhar cada vez mais adeptos, um pouco por todo o mundo!

AUTOR(ES): Departamento de Línguas

Atendimento Online